Endereço

Departamento de Ciências Sociais
Prédio do CCH II
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-3445
E-mail: dcs@ufv.br

Apresentação

O Departamento de Ciências Sociais (DCS) foi criado em 2008 a partir do Decreto No. 6.096, de 24 de abril de 2007, que institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, integrando o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da Universidade Federal de Viçosa.

O DCS é composto por quatro técnicos administrativos e 14 professores efetivos, em regime de dedicação exclusiva – 12 com doutorado e dois com mestrado, e dois professores substitutos, ambos com doutorado,  atendendo um corpo discente específico de cerca de 240 estudantes. Na graduação, além das disciplinas ofertadas para os cursos de Ciências Sociais, o DCS atende as matrizes curriculares de 29 cursos de outros departamentos da UFV com disciplinas obrigatórias e optativas. Na pós-graduação, uma parcela significativa do corpo docente integra programas stricto sensu da UFV, tanto por meio da oferta de disciplinas quanto na orientação ou coorientação de projetos de pesquisa. Além disso, oferece periodicamente o curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPPGeR (lato sensu) e teve dois projetos de Mestrado Interinstitucional (MINTER) aprovados pela CAPES voltados para as áreas de Ciência Política, em parceria com a UFMG, e Antropologia Social, em parceria com a UFRJ, com previsão para iniciar as atividades em 2017.

Está instalado nos 3º e 4º andares do prédio do CCH 2, apresentando acessibilidade com rampa, elevador e sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais e dispondo de gabinetes para os professores, salas de aula, auditórios, salas de monitoria, laboratórios de ensino, informática, análise de dados e multimeios, salas para projetos de ensino, pesquisa e extensão, salas de apoio administrativo e coordenação dos cursos e a sede da Empresa Júnior de Ciências Sociais – PraxCis. Os alunos têm acesso às instalações e equipamentos diversos, como câmeras, gravadores, projetores, caixas de som, e a oportunidades de participarem dos projetos desenvolvidos pelo DCS.

Seu corpo docente vem desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão nas diversas áreas de atuação do cientista social e interdisciplinarmente junto às comunidades de Viçosa e região, bem como em âmbito nacional, contribuindo para a discussão dos desafios da sociedade contemporânea.

 


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress