Endereço

Departamento de Ciências Sociais
Prédio do CCH II
Av. Peter Henry Rolfs, s/n
Campus Universitário
36570-900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3612-7100
E-mail: dcs@ufv.br

MINTER – Antropologia Social

MESTRADO INTERINSTITUCIONAL (MINTER) EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

O Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Antropologia Social é uma parceria realizada entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ) e o Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal de Viçosa (DCS/UFV). O MINTER formará uma única turma, a partir do primeiro período letivo de 2017.

O MINTER EM ANTROPOLOGIA SOCIAL, de forma mais específica, busca:

a) Formar, no prazo de 02 (dois) anos, uma turma de 12 mestres em Antropologia Social, respondendo à demanda de formação pós-graduada de qualidade e de recursos humanos existente na região.
b) Criar as condições institucionais para a implantação de um mestrado regular em Antropologia Social na UFV, no marco das ações que visam a interiorização e a consolidação do sistema de pós-graduação do país.
c) Através da formação dos novos grupos de pesquisa, envolvendo professores e estudantes da UFV e do PPGAS/MN/UFRJ, ampliar o alcance das iniciativas e dos projetos já existentes nas duas instituições, assim como expandir as possibilidades de inserção etnográfica e de produção bibliográfica relevante e de qualidade.

Público alvo:

a) Graduados em cursos de Ciências Sociais ou áreas afins de instituições públicas ou privadas de ensino superior, devidamente reconhecidos pelo MEC;

Inscrição:

Documentação exigida para a inscrição no exame de seleção para o mestrado (não se aplica aos candidatos optantes indígenas):
a) Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado. O Formulário de inscrição, disponível ao fim desta página e na Secretaria do MINTER no DCS/UFV. Nesse formulário, o candidato deverá fornecer seu endereço completo, incluindo número de telefone e endereço eletrônico, quando houver, e especificar para onde devem ser encaminhadas as comunicações relativas à Seleção. Cada candidato será responsável pela correção destas informações.
b) Cópia autenticada em cartório do diploma do curso de graduação.
c) Cópia autenticada em cartório do Histórico Escolar do curso de graduação.
d) Curriculum Vitae Lattes;
e) Carta de apresentação das razões da candidatura, com indicação do caráter de dedicação ao curso (parcial, integral ou exclusiva). No caso dos candidatos aprovados que eventualmente venham a ser alunos bolsistas em 2017, de acordo com a orientação das agências oficiais de fomento, é necessário ter dedicação exclusiva ao curso.
g) Cópias da Carteira de Identidade e CPF (e passaporte ou equivalente, no caso de estrangeiros) autenticados.

Documentação para a inscrição no exame de seleção para o mestrado exigida somente para candidatos optantes indígenas:
a) Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado. O Formulário de inscrição, disponível ao fim desta página e na Secretaria do MINTER no DCS/UFV. Nesse formulário, o candidato deverá fornecer seu endereço completo, incluindo número de telefone e endereço eletrônico, quando houver, e especificar para onde devem ser encaminhadas as comunicações relativas à Seleção. Cada candidato será responsável pela correção destas informações.
b) Cópia autenticada em cartório do diploma do curso de graduação.
c) Cópia autenticada em cartório do Histórico Escolar do curso de graduação.
d) Curriculum Vitae Lattes;
e) Memorial relatando a trajetória do candidato (formação escolar, outros cursos, atuação junto à comunidade ou em movimentos, experiência profissional etc.) e seus motivos de escolha de candidatura no MINTER, contendo autodeclaração de identidade indígena, com menção ao grupo indígena específico a que está identificado.
f) Quaisquer documentos adicionais que o candidato considere pertinentes em função do que foi acima delineado, inclusive documentos diversos que informem sua conexão com uma comunidade indígena. Podem ser anexados documentos tais como cartas da comunidade e/ou de alguma organização indígena. Podem-se adicionar também produções escritas, audiovisuais, entrevistas. Observe-se que nenhum desses últimos documentos é indispensável.
g) Carta do potencial orientador, dentro do quadro dos docentes do PPGAS/MN/UFRJ, assinalando o compromisso em orientar o candidato no MINTER. Os potenciais orientadores podem ser contatados por e-mail, sendo que os endereços eletrônicos constam da homepage do PPGAS/MN/UFRJ (http://www.ppgasmn-ufrj.com/professores.html).

Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do MINTER no DCS/UFV poderão se inscrever por procuração ou por correspondência, via SEDEX, com aviso de recebimento. A comprovação da data da postagem até 15/08/2016 será o carimbo do correio.

Os candidatos graduados que não tiverem seu diploma ou ainda estiverem cursando a graduação poderão se inscrever mediante a apresentação de uma declaração da instituição de ensino de origem de que o curso deverá ser concluído antes de março de 2017. Neste caso, a matrícula do candidato aprovado será condicionada à apresentação do diploma e/ou certificado de conclusão da graduação.

———————————

Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Teoria antropológica. Estimular reflexão crítica sobre diferentes tradições, escolas e vertentes da disciplina; estudo de obras inovadoras, clássicas e recentes; investigação da produção e produtores do conhecimento antropológico em seu contexto social e histórico.

Antropologia das sociedades complexas. Estudo da dinâmica e das características das sociedades ditas “complexas”, com vistas à discussão das questões antropológicas gerais, que concernem tanto às sociedades “tradicionais” quanto às “modernas”. O foco de análise recai sobre as tramas específicas da política, da família, da religião, da cidade, da arte, da ciência, do desvio – sobretudo no âmbito da cultura ocidental moderna e dos contextos urbanos.

Antropologia política. Objetiva-se compreender os processos de produção de diferenciais de poder em coletividades de distintas escalas e naturezas, sejam eles simbólicos ou de interdependência entre redes sociais, pensando-os em dois grandes eixos: (i) como processos de unificação, produção de identidades, centralização e coletivização relativos a comunidades e associações políticas (partido, cidade, nação, estado); (ii) como processos de estabelecimento de práticas, redundando em domínios de sociabilidade, como mundos de profissionais específicos dotados de regras e valores próprios.

Antropologia da religião. Estudos sobre concepções, práticas, representações, experiências e rituais que mobilizam diferentes concepções do sagrado em suas relações com a vida social e os diversos planos da existência humana. Explorações do significado da categoria religião em diferentes contextos históricos e socioculturais.

Antropologia do campesinato e das classes trabalhadoras. Estudos de universos sociais concebidos como agrários ou industriais (sem excluir processos de descampesinamento, desobreirização e novas posições sociais no comércio e nos serviços), tendo em vista discussões de temas da tradição antropológica, tais como: família, parentesco e domesticidades; trocas e obrigações; comunidade e classe; classificações, diferenciações e desigualdades de poder; política; identidades; rituais, performances, formas simbólicas e expressivas; memória social; sociabilidades; moralidades.

Antropologia dos povos indígenas e das populações tradicionais. Estudo das sociedades indígenas, afro-americanas e outras populações tradicionais do continente americano (campesinato comunitário, populações extrativistas, ribeirinhos, pescadores). Análise das formas não estatais de organização sociopolítica; ecologia e economia das formações não capitalistas. Concepções cosmológicas e práticas de sentido das sociedades autóctones e afro-americanas nas Américas.

———————————

Corpo Docente:

PPGAS/MN/UFRJ:

Profª. Drª. Adriana Facina
Profª. Drª. Adriana Vianna
Antonio Carlos de Souza Lima
Profª. Drª. Aparecida Vilaça
Profª. Drª. Bruna Franchetto
Prof. Dr. Carlos Fausto
Prof. Dr. Edmundo Pereira
Prof. Dr. Eduardo Viveiros de Castro
Prof. Dr. Federico Neiburg
Profª. Drª. Giralda Seyferth
Prof. Dr. João Pacheco de Oliveira
Prof. Dr. John Comerford
​Prof. Dr. José Sergio Leite Lopes
Profª. Drª. Luisa Elvira Belaunde
Prof. Dr. ​Luiz Fernando Dias Duarte
​​Prof. Dr. Marcio Goldman
Profª. Drª. Maria Elvira Diaz Benítez
Profª. Drª. Marília Facó Soares
Prof. Dr. Moacir Palmeira
Profª. Drª. Olívia Maria Gomes da Cunha
Prof. Dr. Otávio Velho
Profª. Drª. Renata de Castro Menezes

UFV:
Profª. Drª. Ana Luisa Borba Gediel
Prof. Dr. Douglas Mansur da Silva
Prof. Dr. Guillermo Vega Sanabria
Prof. Dr. Marcelo José Oliveira
Profª. Drª. Maria de Fátima Lopes
Profª. Drª. Raquel dos Santos Sousa Lima
Profª. Drª. Sheila Maria Doula

———————————

Nº de vagas: 12

Contato:
Departamento de Ciências Sociais/UFV
Telefone  antigo (31) 3899-3445 / antropologia.minter@gmail.com

Telefone atual (31) 3612-7100

Formulários de Inscrição (doc e pdf)

Edital 2016

Errata

Prova Escrita:
DATA: 03/10/2016
HORÁRIO: de 09h às 13h
LOCAL: UFV/Biblioteca Central, sala de videoconferência 143 A.
Obs.:Os candidatos devem se apresentar 60 minutos antes do início da prova, portando o documento original de identificação.

Prova Oral e Entrevista:
DATA: 07 e 08/11/2016, conforme cronograma aqui.
LOCAL: UFV/Departamento de Ciências Sociais, sala 303

Resultados:

1ª Homologação

2ª Homologação (inscrições recebidas via Correios)

3ª Homologação (inscrições recebidas via Correios)

Fase – Optantes Indígenas – (Avaliação de dossiê)

1ª Fase (Prova Escrita)

2ª Fase (Prova Oral e Entrevista)

3ª Fase – Língua Estrangeira (Inglês e Francês)

Resultado Final

3ª Fase – Língua Estrangeira  (2ª tentativa):
Inglês
Francês

3ª Fase – Língua Estrangeira  (3ª tentativa):
Inglês
Francês

———————————

Disciplinas do MINTER/Mestrado em Antropologia Social – PPGAS/UFRJ/MUSEU NACIONAL/UFV para 2017-II

Horário e ementas

Inscrição nas disciplinas
Alunos externos (vinculados a outros Programas de Pós-Graduação do Brasil ou exterior)
– Período: 07/08/2017 a 01/09/2017

Calendário PPGAS/UFRJ/MN


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados